segunda-feira, 13 de setembro de 2010

                                    Bullying das Redes Sociais

Casos de “bullying” na Internet já são tão comuns que merecem atenção dos meios de comunicação social: perfis falsos, páginas falsas ou informações erradas que agridem ou difamam pessoas ou instituições, e-mails falsos utilizando um endereço verdadeiro, etc.
O tema tem sido utilizado também para os casos de violência psicológica ou difamação provocadas com o auxílio da internet: mensagens falsas enviadas com o nome ou até o endereço de e-mail de outra pessoa, criação de perfis no hi5 e facebook ou sites de relacionamento, páginas na web falsas, entre outros.
Já houve jovens que se suicidaram e outros que têm problemas psicológicos ou são comentados por conhecidos devido a estas informações erradas, que muitas vezes chegam ao ponto de fazerem montagens pornográficas com faces de jovens no corpo de uma outra pessoa.

Provocadores e agressores sempre existiram nas escolas. Alimentam-se do medo e insegurança de outros miúdos. Se antes roubavam o dinheiro do almoço, batiam ou insultavam, tudo no recreio ou no caminho da escola para casa, hoje a Internet e os telemóveis são o seu novo território de ‘caça'. ‘Bully', o termo inglês para designar estes provocadores, tornou-se comum para designar a agressão repetida entre pares em que há desigualdade de poderes. Para os bullies qualquer razão é boa para se humilhar ou ameaçar outro miúdo: ser muito alto, muito baixo, gordo, magro, ter uma religião, etnia ou sexualidade diferente, ter dificuldades de aprendizagem ou ser o mais esperto da turma. À conta disso há quem vá parar ao psicólogo, quem fique doente, falte às aulas, mude de escola e até quem se suicide.

Redes sociais, terreno de caça

Com o advento da Internet e dos telemóveis, os métodos dos bullies refinaram-se: insultos, chantagem, roubo de identidade - alguém abre uma conta fazendo-se passar por outra pessoa -, publicação de fotos embaraçosas, boatos e calúnias publicados em sites de redes sociais, ameaças constantemente enviadas para telemóveis e e-mails. Já há histórias nacionais de quem tenha aberto contas em sites de redes sociais como Facebook, Hi5 ou Myspace em nome de ex-namorados (ou namoradas), publicando fotos íntimas e o número de telefone da pessoa em causa, associando-a a convites de índole sexual. E alunos que fizeram o mesmo as professoras.
A Internet é a arma perfeita para os bullies,  "Através da sensação de anonimato, instantaneidade e facilidade da transmissão de mensagens, passa facilmente a ideia de que se pode fazer muita coisa sem grandes consequências. Por outro lado, é muito mais fácil também carregar no botão de ‘bloquear pessoa'."
Uma ideia partilhada também por Joel Haber e Jenna Glatzer no livro ‘Bullying, Manual Anti-agressão' (Casa das Letras): "O facto de ser anónimo pode também fazer com que desapareçam sentimentos de culpa ou empatia - afinal, o agressor não tem de ver as lágrimas nos olhos do alvo."

referência: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/default.asp



11 comentários:

  1. nossa super legal...
    tipo assim bem criativo.
    legal!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. adoreiiii...
    ficou muuuuuuuuito criativo!!!
    ta mt mt mt mt LEGAL~~XD

    ResponderExcluir
  3. Caraca véi...ameii...
    mt massa!!! interessante demaiss...

    ResponderExcluir
  4. EU ACHEI SUPER INTERESSANTE...
    É MUITO DÍFICIL ALGUÉM LEMBRAR DE UM ASSUNTO TÃO SÉRIO COMO ESTE E TÃO FÁCIL DE ACONTECER...
    OBS!!!!!!!!!!!!!!!!
    O IMPRECIONANTE É QUE AS PESSOS SE ENVOLVEM COM PESSOAS DESCONHECIDAS POR E-MAIL, ATÉ PARECE QUE ELAS NÃO SABEM O RISCO QUE CORREM AO FALAR COM QUE NUNCA VIRAM PESSOALMENTE...
    ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  5. o conteudo sta bem legal msmo!!!
    adoreiiiiii ficou maaara~~

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com a frase!!!!!!!!!!!!!
    “Antes o perigo estava na rua, na escola. Agora, está também na web”.
    Agora todo cuidado é pouco

    ResponderExcluir
  7. Ficou Muito Bom o Trabalho de Vocês...

    Parabens...Muito Informativo...

    ResponderExcluir